Um futuro bilíngue: aprenda a estruturar um currículo em inglês e rode o mundo atrás da sua vaga | ABRH RS

Um futuro bilíngue: aprenda a estruturar um currículo em inglês e rode o mundo atrás da sua vaga

 

O Brasil vive um cenário de instabilidade econômica e, por consequência, de desemprego. Na esperança de novas oportunidades, os brasileiros têm mirado o mercado internacional. No entanto, para alcançar uma boa colocação no exterior, é preciso apresentar um currículo bem escrito e estruturado também no idioma estrangeiro. Que seja claro e sucinto, para que o recrutador tenha facilidade para encontrar as informações essenciais sobre a sua experiência profissional, formação acadêmica e habilidades importantes, além dos seus contatos. A coordenadora de idiomas do Senac 24 Horas, Ana Carolina Paulino, dá algumas dicas de como organizar as informações e utilizar as estruturas adequadas em inglês.

 

Informações pessoais ou Personal Information

No topo de seu currículo, inclua suas informações de contato, sem ser necessário dar um título para esta seção: nome completo, endereço, telefone e e-mail. “Essas informações devem ser facilmente encontradas se quiser que a empresa chegue até você”, ressalta Ana. A docente indica também não citar dados como idade, estado civil ou filhos. “Esses não são fatores relevantes para você ser contratado ou não, e podem poluir o seu currículo”.

 

Objetivo profissional ou Career Objective

Logo abaixo de seus dados pessoais, inclua uma seção chamada Career Objective, na qual você deve deixar clara a sua área de atuação. “Aqui também é possível incluir palavras-chave sobre a sua experiência, principais habilidades e conquistas acadêmicas ou profissionais”, sugere Ana. E, atenção, pois esta seção deve ser escrita com os verbos conjugados em terceira pessoa, no presente. Veja um exemplo:

 

Market Analyst with experience of 5+ years working for multinational companies in Brazil. Has an MBA in Marketing Strategy, fluency in English and Spanish, as well as excellent communication skills.

 

Analista de Mercado com expêriencia de mais de cinco anos trabalhando para empresas multinacionais no Brasil. Possui um MBA em Estratégias de Marketing, fluente em Inglês e Espanhol, e também tem habilidades excelentes de comunicação.

 

Experiência profissional ou Professional Experience

Nesta seção, inclua suas experiências profissionais da mais recente para a mais antiga. Na primeira linha, em destaque, deverá aparecer o nome da empresa para a qual trabalhou (ou trabalha atualmente), seguido da sua localização, e abaixo do nome da empresa, o cargo que você ocupa ou ocupou, com o período de tempo em que atua ou atuou nele. Depois de escrever o nome da empresa e do cargo, é importante descrever as suas principais funções. Para inserir a sua experiência atual, utilize os verbos em sua forma base ou no presente. Já para experiências passadas, utilize os verbos no passado. Veja um exemplo de experiência de trabalho atual abaixo.

 

GLOBAL MARKETING , PORTO ALEGRE, RS, BRAZIL

Market Analyst, Apr 2016 – Present

·  Identify trends and patterns of consumer behavior through analysis of research.

·  Prepare weekly reports, helping Marketing Team to attract 10 new clients in 6 months.

 

Formação acadêmica ou Education

Apresente nesta seção as suas experiências acadêmicas mais relevantes, como cursos de graduação e pós-graduação. Na primeira linha, escreva em destaque o nome da instituição na qual estudou, seguido da sua localização. Logo, descreva o nome do curso e a data do término do mesmo, como no exemplo mostrado abaixo.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE, RS, BRAZIL

MBA in Marketing Strategy, Dec 2014

 

Informações adicionais ou Additional Information

Finalmente, descreva, em tópicos, suas habilidades e certificados mais relevantes para o cargo ao qual deseja concorrer. Ana esclarece que é neste espaço que você pode mencionar seu conhecimento em idiomas, softwares, e habilidades importantes na sua área de atuação.

 

Consulta a modelos

Pesquise na Internet, você pode encontrar diversos modelos de currículos que o ajudarão a criar o seu próprio material. Procure adequar as informações e o layout do currículo às empresas nas quais deseja trabalhar. No site Resume Genius, existem exemplos de currículos que vão desde os tradicionais até os mais criativos. A docente do Senac indica: “Explore os recursos disponíveis na Internet, capriche na redação do seu currículo e vá em busca do seu futuro”.

Mantenedores

Apoiadores institucionais