O que são as organizações exponenciais? Saiba mais sobre os benefícios que empresas com estas características possuem.

 

Organizações exponenciais são novas empresas que atingem grandes resultados em um curto período de tempo, visando melhorias para problemas que envolvem muitas pessoas. Sua principal aliada é a tecnologia de gestão, que possibilita novas alternativas para questões antigas, compreendendo claramente o Propósito Transformador Massivo que serve como inspiração e que move toda a organização para impactar o ambiente externo. Essas empresas têm a capacidade de escalar o mercado, aproximadamente, 10 vezes mais rápido do que seus concorrentes, utilizando pensamentos inovadores e reunindo os ingredientes certos para fazer acontecer.

 

Com isso, as empresas proporcionam grande autonomia para seus colaboradores e funcionários. A ideia hierárquica dentro de uma organização passa a ser obsoleta, dando espaço para profissionais cada vez mais engajados, com vontade de contribuir e com liberdade para tomar suas próprias decisões baseados nos propósitos colaborativos. Para alcançar esse crescimento exponencial, o grupo precisa dessa autonomia, operando de maneira descentralizada, multidisciplinar e autogerida.  

 

A cultura da colaboração é forte aliada dessas empresas, onde mais pessoas são envolvidas em prol de uma mesma causa. Alguns exemplos dessas organizações no mercado são o Google, Uber, Netflix e Waze. São plataformas que já existiam de outra maneira e que se reinventaram trazendo um resultado muito mais eficaz para o consumidor. Despertar o engajamento traz para a empresa pessoas conectadas e fiéis para promover o crescimento da organização.

 

Outra característica desse tipo de organização é trabalhar sob demanda e por projeto, desenvolvendo produtos segmentados e que tragam mais qualidade para essas solicitações. Há uma quebra da linearidade. Equipes com modelos tradicionais de atuação de funcionários e horários fixos serão cada vez menos eficazes para esse tipo de ação. É importante que haja uma disruptura de antigos padrões para que se crie novas ideias.

 

Basear-se em contextos, trabalhando com dados ao invés de suposições, é outro ponto crucial.  A leitura de dados reais do mercado cria uma grande vantagem em relação à concorrência, pois possibilita prever ações e conteúdos relevantes. Isso, gera produtividade e permite a personalização do produto. Empresas exponenciais promovem a participação do seu público através do advento de novas tecnologias, trazendo múltiplas possibilidades. O resultado é uma estrutura horizontal com ganhos para empresas, colaboradores e consumidores.

 

 

 

Mantenedores

Apoiadores institucionais